terça-feira, 6 de julho de 2010

Quem Tem Medo de Gigante?

"Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe, dizendo: Não temas; crê somente, e será salva" (Lucas 8:50).

Cachorros assustam gatos. Felinos assombram ratos. Camudongos fazem elefantes arrepiar as orelhas. O medo está presente por todas as partes e na totalidade das espécies. Em todas as pessoas, dos mais diferentes tamanhos, e sem excessão de idade.

O medo das piores possibilidades são os mais atormentadores para os seres humanos
. A hipótese de ficar sem emprego. O medo de perder a família. O receio do aquecimento global ser verdade. A possibilidade de achar um monstro no armário ou de ser abduzido para marte. A hipótese dos marcianos não lhe oferecerem a Internet...

Estamos divididos entre medos imaginários e que nunca se tornam reais, e aqueles que mesmo parecendo reais, nunca deixam de ser imaginários. A verdade é que o medo nunca será fato consumado. E, mesmo que a pior possibilidade se torne real, a mesma deixa de ser medo. De tal forma que sentir medo é sofrer desnecessariamente por algo que não existe.

O medo de ver a mocinha de apenas doze anos ser nocauteada pela morte arrepiava a cabeleira de Seu Jairo. Um pai órfão seria a pior possibilidade que rondava os pensamentos do poderoso chefe judaico. No entanto,
a atitude que ele tomou em relação ao seu medo, ensina o que devemos fazer com os nossos. A Bíblia diz que ele "prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa" (Lucas 8:50). Ele simplesmente entregou os seus medos a quem poderia ajudá-lo. Ele orou.

Jesus ouviu aquele oráculo, entendeu e atendeu a solicitação. Jesus mudou a rota, e foi em direção ao pedido. Porém, enquanto vislumbrava uma chance a cada passo do Nazareno, Jairo recebeu a notícia: "Tua filha já está morta" (v.49). Em outras palavras: o seu medo deixou de ser ficção. já não era mais medo. Era fato. E o noticiarista ainda completa: "Não incomodes o Mestre" (v.49).

Desista dos seus sonhos! Não existe mais solução!! A menina já morreu!!! Faltarão exclamações e espaços para continuarmos escrevendo as insinuações que Jairo ouviu. Mas uma frase, apenas uma afirmação de Jesus, o fez ouvir as vibrações das cordas da esperança. Uma voz divina ecoou no ar como uma suave música: "Não temas; crê somente, e será salva" (v.50).

O chefe judeu mais uma vez alegrou-se. O sorriso estampado em seu rosto mais parecia uma fatia de melancia das grandes. Confiar em Jesus foi o suficiente para resolver seu problema. O medo sobrevive apenas no criadouro da incredulidade, e é alimentado pela ração do desconhecimento de Deus. Quando conhecemos, pedimos e confiamos em Jesus os nosso sentimentos mais tenebrosos, passaremos a pisar o gigante.

A menina foi ressuscitada por Jesus (vs.54,55). A fé na provisão divina também. Quem morreu foi a desconfiança, que gerava o medo. Esse último não resistiu. Jesus é vencedor e garante vitória sobre os nossos gigantes mais ferozes (Romanos 8:38,39). Os monstros-de-armários e os pilotos de discos voadores não são adversários capazes de derrotá-lo. Nem ao menos os nossos medos são maiores que Ele.

Pergunte a Jairo se valeu a pena orar e confiar os seus medos a Deus. Veja os pais: eles estão satisfeitos (v.56). Olhe o rosto corado da menina: Ela voltou à vida (v.56)! Está saudável! Contemple a face do Mestre da Galiléia. Ele está nos céus, esperando apenas uma oração (João 14:13;16:23). Estamos a um passo de derrotar os nossos gigantes. Não faz medo ter uma boa conversa com Jesus.

www.gloriosaesperança.blogspot.com

3 comentários:

  1. O temor, assombro, espanto,medo,pânico, são reações interiores quetemos por sermos frageis,mas em Cristo,possuimos força e vigor então não temos que ficar pressos a circunstancias de nossa vida interior e suas limitações.
    www.vivendoteologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz querido irmão Marcos!
    Foi um prazer ter recebido sua visita a um de nossos blogs – Procurando os Perdidos – e por tornar-se seguidor. Quando desejar volte sempre e não esqueça de deixar seus comentários, pois serão importantes para a edificação de todos que nos acompanham.
    Com muita propriedade o apóstolo João nos ensina que “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo.” (I Jo 4.18a), pois quando amamos realmente a Deus entregamos a Ele todos os nossos “medos” e incertezas do caminho, confiando que em tudo e em todas as coisas Ele cuidará de nós. Talvez seja esse um dos grandes desafios da Igreja nos dias de hoje: ensinar o povo de Deus a amar, confiar e conhecer realmente o Deus da Palavra ao invés de, temendo o diabo, se entregar nas mãos de lideres que, aproveitando-se desse temor acabam produzindo “crentes” doentes e subnutridos, que diante das adversidades naturais da vida se entregam ao desespero e à depressão.
    Parabéns pelo texto.
    Que o Senhor continue te abençoando grandemente hoje e sempre, dando sabedoria e entendimento em todas as coisas.
    Sempre juntos em Jesus.
    Antonio Carlos, aprendiz de servo.

    ResponderExcluir