quarta-feira, 14 de julho de 2010

O Pódio dos Absolvidos

"E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas" (Atos 10:34).

Conheça o filho de Jonas. Se aprendermos com as suas falhas, mereceremos uma medalha de prata. Se conseguirmos não imitar os seus erros, seremos dignos do troféu de ouro. No pódio dos discípulos exemplares, ele só teria lugar se houvesse, no máximo, mais dois concorrentes.

Judas vendeu. Tomé duvidou. Tiago e João negociaram posições. Filipe pediu uma garantia. Mas Pedro foi além. Pela lógica... "- Negar Jesus publicamente!? É, Pedro... você agiu errado" (diria o mais gabaritado promotor de justiça)! "- Pena máxima. Regime fechado e inafiançável" (seria a decisão do júri)! "- Decretada a sentença" (ao som do martelinho, seria o veredito do juiz)! Sem nenhum motivo para imitá-lo e todos para condená-lo, você e eu aplaudiríamos a decisão judicial.

Agora imagine que o caso pode não ser excessão. Será que mais alguém poderia errar dessa forma? Alguma vez na vida já cometemos falhas? Falamos mentiras? Ocultamos a verdade? Maltratamos as pessoas? Pensamos ou fazemos coisas desagradáveis a Deus? Será que quando isso acontece, estamos, de alguma forma, negando a Cristo? Se você nunca errou, tenha misericórdia de quem está escrevendo esta reflexão. Eu já errei. Ou melhor, erro... diariamente.

Deus é justo. Justiça seja feita! Mas por que será que não estou preso, nem você? A resposta para essa questão foi dada, por Jesus, há dois mil anos atrás: "O Espírito do Senhor é sobre mim, pois me ungiu para... pregar liberdade aos cativos... a pôr em liberdade os oprimidos" (Lucas 4:18,19). Se assim não fosse, a terra estaria murada de grades.

Graças ao esforço do nosso Advogado - Jesus (1 João 2:1), fomos livres da condenação (Romanos 8:1). Pelo que recebemos vestes de salvação (Isaias 61:10), em lugar de modelitos listrados; anel no dedo (Lucas 15:22), em lugar de algemas nas mãos; nome escrito no Livro da Vida (Apocalipse 3:5), ao invés de uma ficha criminal. Liberdade eterna em Cristo (Gálatas 2:4), no lugar de prisão perpétua. Isso explica o motivo de Pedro ter sido salvo por um triz, e nós.

Jesus assumiu voluntariamente todos os nossos erros, falhas e pecados (1 Pedro 3:18). Isso rendeu-lhe um castigo e uma sentença dolorosa: "-Pena de morte"! No pódio das três cruzes, Jesus ocupou, sem merecer, o primeiro lugar. Uma coroa de espinhos foi o troféu e a morte, a recompensa pelos nossos pecados. Clamando em alta voz, Jesus finalmente expirou. No entanto, a premiação do Gólgota ainda é eficaz, pois Ele ressuscitou. Jesus vive e continuamente advoga as nossas causas (1 Timóteo 2:5; Romanos 8:34).

Ainda que sejamos desprezados, maltratados, julgados e condenados pelos homens, Jesus sempre estará disposto a oferecer perdão. Pedro reconheceu que Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34), e isso deve nos alegrar. Aqueles que erram menos, não são mais perdoados por Deus que nós. Ele ama a todos igualmente. Uma vez libertados das cadeias do pecado, o Senhor nos dará forças sobre ele. E, assim, teremos fiança divina para viver em liberdade.

Os Pedros ao redor do mundo têm motivos de sobra para comemorar. O pódio dos absolvidos tem vaga para cada um deles. As noites de cativeiro acabaram. Os dias de liberdade chegaram. Troquemos as celas pelos corredores da graça de Deus. Atravessemos os muros de segurança máxima, e cheguemos ao lugar que Ele deseja. A festa da alforria custou caro, mas não precisamos pagar nada. Alguém já perdoou a dívida, faz dois milênios.

www.gloriosaesperanca.blogspot.com

Um comentário:

  1. A reunião dos 12 piores está próxima
    Procuro os que tem poder de ser amigos dos piores inimigos
    Venho a este blog anunciar a minha missão. Sou Judas. Acaso, você é um dos 12 que traí? Minha missão é reunir 12, 12 dos piores. Estes 12 devem estar dispostos a empenhar sua vida na construção de um reino justo. Só podem fazer parte desta família os que tiverem contraído uma dívida incalculável com a humanidade, tipo Judas Iscariotes, Hitler, Stalin, Napoleão, os imperadores romanos, os piores ladrões e assassinos, os maiores corruptos, os piores traidores, os mais terríveis exploradores de seres humanos, os frios, os vingativos, os gananciosos e tantos outros. Vim buscar os que têm poder de entrar neles e conhecer as suas feridas. Enquanto suas feridas não forem definitivamente saradas, sempre estarão entre nós. Entre no seu pior inimigo, conheça a origem de suas feridas e traga-o a um campo onde possa experimentar o bálsamo suave da cura. E quando estiver curado vai querer trazer para este campo todos os que sofreram por sua causa. Então vai reunir um exército em favor da justiça e da paz divina. Por pior que seja o seu inimigo, não tenha medo dele. Conheça as suas feridas. Faça com que sejam suas. Estes que tiveram forças para o mal agora vão se reunir em favor do bem. Se foram capazes de construir reinos do mal, imagine se se unirem para a construção de um reino pregado por Jesus Cristo!

    ResponderExcluir