terça-feira, 20 de julho de 2010

Medo de Jogar Dados

"A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda a sua disposição" (Provérbios 16:33).

Naturalmente, os dados devem estar presentes em todas as partes. No entanto, às vezes, eles ficam guardados em uma caixinha, na gaveta de baixo do armário. Lá, não se pode vê-los, pois as gavetas ficam sempre fechadas, e os armários também.

Não são tocados; permanecem inacessíveis. Tornam-se desconhecidos; motivo pelo qual as pessoas sentem medo deles. Essa é a razão de ter sempre alguém perdendo a oportunidade de ganhar.

Se tem um vivente com motivos para não mais jogar dados, o nome dele é Malco. Uma vez ele tentou a sorte e... conseguiu "um seis", ou melhor, "uma sexta". Para ser mais claro, o soldado que prendeu a Jesus na "sexta-feira da paixão" não teve, a princípio, nenhum motivo para comemorar resultados. Claramente, a sorte passou por longe dele. De toda a turba presente, ele foi o escolhido para o prêmio de perder a orelha.

Parece até que Pedro sabia a história de Malco (Lucas 22:50; João 18:10). Quem sabe alguém viu ele jogar o dado, e resolveu contar ao discípulo de Jesus? Seria esse o motivo de Pedro ter amolado a espada? Sejam quais forem as respostas, o que não podemos questionar é o fato de que aquele não havia sido o seu melhor dia, ou melhor, noite. Quem já cortou o próprio dedo, sabe do que estou falando. Sangue geralmente não combina com sorte; nem espada, com esperança.

Uma pessoa medrosa guardaria o seu dado, por acreditar haver nele apenas uma face. O "seis" da madrugada de "sexta-feira" pode parecer sombrio demais. Alguém sempre diz: "-É melhor não arriscar de novo"! E, muitas vezes, preferimos aceitar o conselho, e esconder o dado. O medo dele repetir o fracasso anterior é tão grande quanto o pânico de falhar outra vez. Porém, Malco resolveu confiar em Deus (Salmos 27:3; 56:3).

Na vida, assim que recebemos consciência dos nossos atos, recebemos um presente. Ele tem vários lados. A sorte geralmente está em um deles. O problema aparece quando acreditamos que o nosso dado não tem todos os lados, ou apenas os desagradáveis. Nesses momentos, ficamos sem forças para tentar, sem ânimo para apostar e, principalmente, sem motivos para comemorar. O desfecho daqueles que desistem facilmente não poderia ser diferente de insucesso.

Já dizia Albert Einsten: "Deus não joga dados". Essas palavras soam como verdadeiras na pena de Salomão em Provérbios capítulo 16 e versículo 33:
"A sorte se lança no regaço, mas do SENHOR procede toda a sua disposição". Isso é absolutamente verdade. Tão importante quanto entender que a sorte independe de nós, é acreditar que ela está nas mãos de Deus. No dicionário divino, o verbete azar não pode ser lido. A sorte é criatura dEle e obedece aos seus comandos. E, se nós estivermos no centro da vontade de Deus, também será nossa aliada (Romanos 8:28).

Malco poderia largar tudo no ar, e se agarrar à depressão; poderia decidir por fazer algumas economias, e ajuntar o suficiente para uma plástica; guardar a sorte na gaveta de baixo da desilusão; ou, ainda, escondê-la no baú da desconfiança e enterrá-la para sempre no terreno da murmuração. Mas, diante de todas as alternativas possíveis, ele resolveu apostar mais uma vez, e agora em Jesus.

A sorte de Malco mudou quando confiada aos cuidados do Nazareno. Ele acreditou que dessa vez poderia ser diferente. O Jesus que controla o universo (Isaías 43:13), facilmente controlaria a sua sorte. Na madrugada fria da sexta-feira, um soldado ferido vê o meigo Salvador caminhar em sua direção, e pedir: "-Deixe-me fazer algo por você"! Com a orelha numa das mãos e a outra livre para afastar-lhes os cabelos ensangüentados, o Mestre fez a cirurgia antes que alguém sentisse falta da anestesia (Lucas 22:51)!

Tendo Jesus ao lado, Malco teve segurança para apostar. Podemos fazer o mesmo? A madrugada sombria que você porventura esteja passando pode estar a um minuto de ser revertida (Efésios 3:20). Há um sol desejando brilhar, no novo dia que vai surgindo. Há flores querendo perfurmar, e há pássaros desejosos de cantar. Só depende de você. Jesus está disposto a ajudá-lo! Vale a pena tentar de novo! O Senhor te convida a jogar o dado novamente. Se vale um palpite: "Aposto que dessa vez você terá motivos para comemorar".

www.gloriosaesperanca.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário