Reflexões

Um Gesto de Amor

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16)

Uma vez li que um gesto vale mais que mil palavras. Não havia compreendido muito bem essa expressão até que lembrei da cruz. Foi quando entendi que o Senhor, através dela, quis mostrar o quanto somos queridos por Ele.

Algumas pessoas falam enganosamente, forçam sorrisos e disfarçam sentimentos. Outras têm facilidade em chorar sem que haja um só motivo. Impera uma "espécie" de amor fingido (Romanos 12:9). A verdade é que o mundo está cheio de atores, mas vazio do verdadeiro amor (Mateus 24:12).

No entanto, por mais ilustres atores que sejam, são incapazes de disfarçar uma mão fria ou um coração disparado. Nenhum ator de Holywood entregaria sua própria vida pra demonstrar amor por você. Está escrito que "ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém sua vida pelos seus amigos" (João 15:13).

Jesus fez diferente: enquanto todos apenas juravam fazer, ele fez. Enquanto muitos juravam amor, ele o provou (Romanos 5:8). Quando alguns apenas garantiam dar a própria vida por lhe amar, Ele morreu por você (Cantares 8:6).

Quando perguntaram a Jesus o tamanho do Seu amor por você, Ele abriu os braços o máximo que pôde. Na realidade, a vontade dEle naquele momento era ter braços grandes o suficiente para dar algumas voltas ao redor do planeta. Não é por acaso que a Bíblia classifica o Seu amor como aquele que excede todo o entendimento (Efésios 3:19).

Assim, para que você nunca mais o esquecesse, Ele deixou-se ficar pregado naquela cruz de braços abertos. A partir de agora, toda vez que duvidar do quanto é amado, olhe para cruz e lembrará o gesto que Ele foi capaz de fazer só para provar o quanto lhe ama.

.....................................................................................................................................................................


Quem Se Importa Com Você?

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” (Hebreus 4:15)

Escreva os nomes dos seus amigos mais próximos
. Apenas pessoas que realmente se importam com você. Companheiros sensíveis ao seu sofrimento, que estão dispostos a ajudá-lo em seus desafios e alegrar-se em suas conquistas.

Se eu ler sua lista, quais as chances de encontrar um nome conhecido nas Nações Unidas ou em Hollywood? Posso encontrar Bill Gates ou Silvio Santos? E o presidente dos Estados Unidos ou do Brasil? Algum empresário bem sucedido?

Você me responderá: “-Essas pessoas não me conhecem”!

Eu concordo. Caso você fosse uma das personalidades citadas acima, teria muitos amigos. Mas quem se importaria com alguém que nunca teve seu nome veiculado no New York Times ou seus pés na Calçada da Fama?

Talvez você nunca apareça, ao menos, na listagem dos amigos mais importantes daquele que você o considera como seu melhor amigo.

Eu pergunto novamente: “-Quem se importaria com você”?

Eu mesmo respondo: “-Deus”!

Isso mesmo. O Criador de todas as coisas sabe quantos fios de cabelo você tem (Lucas 12:7); suas obras (Apocalipse 3:8); seu deitar e levantar (2 Reis 19:27); seus sonhos (Jó 6:8); e um milhão de outras coisas sobre você (João 21:17). Quais dúvidas tens a respeito de si próprio? Ele porá fim a todas elas.

Não consideras extraordinário que o Ser mais poderoso do universo o conheça tão bem? Muito mais que apenas conhecer ou lembrar: ELE SE IMPORTA COM VOCÊ! Jesus deu a maior prova disso quando deixou o trono para morrer em uma cruz (João 3:16).

Sabe por quem Ele fez tudo isso? Pelo dono do rosto que você vê no espelho; ele é o mesmo que Deus está cuidando agora. Não consideras maravilhoso aquele que governa o infinito encontrar espaço na sua agenda para os seus problemas, desafios, dúvidas e medos (Hebreus 4:15)?

O personagem mais importante da história nos considera importantes o suficiente ao ponto de desejar a nossa amizade (João 15:15). Por isso, recomendo que da próxima vez que lhe pedirem uma lista dos amigos mais íntimos, cite-O na primeira linha.

Fonte: www.gloriosaesperanca.blogspot.com 
.....................................................................................................................................................................

Parai, Estai em Pé e Vede

“Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do Senhor para convosco”
(II Crônicas 20:17a)

Será que o filho de Henry Ford entra em desespero quando o carro quebra? A filha de Bill Gates fica descontrolada quando o computador está travando? Ou o filho de Carlos Slim fica depressivo em não conseguir uma ligação telefônica?

E, quanto a um filho que tem o Senhor dos Exércitos por pai, acaso há motivos para temer aos inimigos (Salmos 46:7; 84:1)? O mesmo Senhor que jamais empata ou perde uma única luta, é capaz de lhe transmitir garantias para que você Lhe confie plenamente suas pelejas diárias?

O rei Josafá não declinou quando teve que enfrentar uma grande multidão de exércitos, usando apenas um pequeno pelotão. Diante de várias opções (desespero, descontrole e depressão), ele optou por confiar em Deus.

Ao invés de consultar técnicos, o monarca de Judá invocou ao Senhor. Podendo alimentar seus soldados com espinafre para a guerra, ele resolveu apregoar um jejum. Diante da possibilidade de se entregar ao inimigo e confirmar a derrota, Josafá preferiu render-se ao Pai (II Crônicas 20:3,4).

Deus falou para o rei que a batalha seria vencida sem armas: “Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do Senhor para convosco (II Crônicas 20:17a). Deus se propôs a agir enquanto os levitas louvassem à frente do Exército (vv.19,21).

Flechas seriam substituídas por algumas harpas, espadas por flautas. Em lugar do estampido das bombas, estrondos de tambores colocariam os moabitas contra os amonitas. Realmente os louvores foram suficientes para desbaratá-los (vv.23,24). Os inimigos se autodestruíram enquanto o povo tocava e cantava o refrão: “Louvai o Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre” (20:21b).

Os filhos de Deus não têm nenhum motivo para temer. O rei Davi afirmou: “Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria, ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria” (Salmos 27:3). Maior é o Senhor que está com os seus (I João 4:4). Por isso, caso não queiramos perder as próximas batalhas, basta que confiemos e sigamos as orientações do Pai. 
 
E, por falar nisso, qual é mesmo o seu grau de parentesco com Ele?

Fonte: www.gloriosaesperanca.blogspot.com 
.....................................................................................................................................................................
 
A Porta Que Deus Abre

“O que tem a chave de Davi, o que abre e ninguém fecha, e fecha e ninguém abre” (Apocalipse 3:7c)

Os cartões precisam de senhas, os sistemas de códigos e as portas de chaves. Esqueça as senhas, despreze os códigos, perca as chaves e você terá sérios problemas. As coisas funcionam dessa forma: para cada dispositivo, há um segredo de abertura; para cada porta, uma chave.

No entanto, a Bíblia diz que Jesus possui a chave que abre e fecha todas as portas (Isaías 22:22; Apocalipse 3:7,8). Isso mesmo! Não são várias chaves, mas apenas uma. Não são muitas senhas; uma é suficiente. Nem tampouco diversos códigos; um só basta.

O Senhor tem aberto várias portas, que continuamente estarão acessíveis para aqueles que guardam a Sua Palavra (Isaías 60:11). A primeira delas chama-se “Salvação”, pela qual passam os que se arrependem, a cura, o batismo com o Espírito Santo, o emprego, o casamento feliz...

Não lhe foi concedida a porta da casinha do cachorro, para que você entrasse agachado; nem tampouco de uma gaiola, que não lhe caiba. Deus lhe abriu uma porta do tamanho da misericórdia dEle e, tenha certeza, você cabe direitinho dentro dela.

A mesma chave que fechou a arca para salvar Noé e sua família, foi a que abriu o mar para Moisés e seu povo. O mesmo Senhor que abriu a prisão para Paulo e Silas, é o mesmo que fechou a boca do leão para que Daniel vivesse. Imagine o que Ele pode fazer por você!

A “Chave de Davi” (Apocalipse 3:7) está sob o controle de Jesus. Ela representa poder e autoridade para revelar os tesouros escondidos em Cristo (Isaías 60:11; Cl 2:2,3). Poder para fazer. Autoridade para ordenar as bênçãos sobre as nossas vidas.

Quando essas bênçãos entesouradas vêm sobre nós, temos que entender que a chave utilizada foi a de Jesus. Isso é o bastante para tranqüilizá-lo? Algumas pessoas podem não gostar de você, não compreendê-lo ou invejá-lo, mas, ainda assim, a porta continuará aberta (I Co 16:9).

Ninguém consegue fechar a porta aberta por Jesus! Mesmo que os adversários se levantem para fazê-lo, o Senhor não os permitirá. Para lançarem mão da chave e fecharem a porta, vão precisar subir ao céu e tomar a chave das mãos daquEle que tem todo o poder (Mateus 28:18).

A porta está escancarada para você (Apocalipse 4:1). Caso alguém queira mudar essa situação, precisará percorrer a distância do infinito até chegar ao terceiro céu, milagrosamente romper as fortalezas eternas e nocautear Jesus. Eis aqui o segredo para trancar a porta! 

Os seus opositores não serão tão idiotas ao ponto de pensar que podem fazer isso.

.....................................................................................................................................................................

Olhar o Futuro com Esperança

"Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus"
 (Hebreus 12:2)

Diz o adágio popular: "o que os olhos não vêem, o coração não sente". Segundo a Bíblia, é do coração que procedem as saídas da vida (Provérbios 4:23). Assim, viveremos melhor à medida que mirarmos o olhar no Senhor e confiarmos o nosso coração aos Seus cuidados.

Um exemplo de atitude correta diante das adversidades, pode ser encontrado no capítulo 39 do Gênesis. José, o filho mais amado de Jacó, havia sido vendido como escravo para o oficial de Faraó. Na casa de Potifar, ele foi tentado para pecar com a mulher do seu senhor, mas não o fez por temor a Deus.

Algumas pessoas nem precisam ser convidadas para o pecado, para cometê-lo. Porém, José preferiu olhar para o Senhor. Ele mesmo disse: "-Como, pois, faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus" (Gênesis 39.9c)? No momento crítico, o filho de Jacó preferiu olhar para a Palavra de Deus!

O fato de ter escolhido obedecer, lhe custou dois anos de reclusão. José preferiu ir morar numa prisão fétida a deixar de olhar para o Senhor (Hebreus 10:38). Com apenas uma refeição por dia e nenhum banho por semana, sem creme dental ou roupas limpas, aquele moço não abriu mão de confiar em Deus.

Entretanto, a cela estava dentro do roteiro prescrito por Deus que o levaria ao trono. De escravo para senhor, não demorou muito. De prisioneiro para governador do Egito, foi apenas um passo. O fato de José saber quem era e onde Deus podia fazê-lo chegar, fez toda a diferença.

Jesus é o nosso maior exemplo. Ele, conhecendo o itinerário que lhe estava proposto, não se deteve diante das dificuldades. O Cristo de Deus suportou a cruz e desprezou a afronta. Em outras palavras, olhou para além do sofrimento e da oposição: Ele olhou para além do problema e conseguiu contemplar a solução. Isso foi suficiente para fazê-lo sentar no trono de Deus (Hebreus 12:2).

Muitos não pensariam duas vezes antes de pecar; José resistiu até o último momento. Outros não veriam nada além de três paredes e uma grade; ele viu um estágio. As massas preferem ver apenas a parede; ele achou uma porta aberta. Essa mesma porta está ao seu dispor. Passe por ela e você terá a surpresa da parte de Deus lhe esperando do outro lado.

Algumas pessoas vêem apenas o que querem para sua vida. Outras não conseguem enxergar um palmo a frente do nariz. Mas Deus preparou coisas especiais para serem vistas por aqueles que querem uma vida inteira olhando para Ele (I Coríntios 2:9). Os discípulos viram somente a Jesus (Mateus 17.8) e nenhum deles se arrependeu por isso.

Escolher obedecer a Deus é a atitude mais sábia possível. A diferença entre o nosso estado atual e o milagre de Deus pode depender de onde estamos direcionando nossas expectativas e a quem estamos confiando o nosso coração. Eis a forma de olhar o futuro com esperança

E, quanto a você, já escolheu para onde vai ficar olhando?

Fonte: www.gloriosaesperanca.blogspot.com 
......................................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário