domingo, 28 de junho de 2009

No Último Instante (Lucas 23.39-43)

“-Morte!”. Essa era a sentença unânime proferida pelos súditos de Tibério César. E, no caminho para a tortura final, ninguém ousava fazer nada em contrário. Nenhum amigo. Nenhum olhar de piedade. Não havia sequer um perdão.

Uma nova chance? Impossível, “porque o salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23a). E ele sabia que era culpado o suficiente para enfrentar a cadeira elétrica, o enforcamento, ou, no caso, a crucificação.

Ele está sendo ferido, e resolve ferir. Está sendo xingado, e quer retaliar. Vê que existem mais dois cumprindo a mesma sentença. Ele e o da outra extremidade resolvem insultar o do meio (Mt 27.44).

De repente, um brado de amor ecoa no espaço e abala o universo: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23.34a). Perdão?! Isso é tudo que o sentenciado precisa ouvir.

O malfeitor, num sacrifício insuportável, se esforça para saber o autor de tamanha misericórdia. Qual não foi a surpresa: ele vê que é exatamente aquele por ele insultado, um tal de JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS.

Pela primeira vez na vida, alguém o perdoou.

Mas o ladrão ainda quis mais. Repreendeu o outro insultador (v.39,40) e arriscou: “Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino” (v.42). Mesmo sem merecer qualquer tipo de misericórdia, faz a última tentativa.

O REI DOS JUDEUS (Lucas 23.38) concederia esse último desejo? Pode apostar que Pôncio Pilatos ficaria indiferente, Tibério César não moveria uma palha. Ninguém faria nada por ele.

E Jesus? Qual não foi a admiração, quando numa miserável dor, Jesus rompeu os paradigmas sociais e afirmou: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (v.43). E o que mais impressiona: sem precisar de purgatório, reencarnações, penitências...

Aquele criminoso viu mais uma vez a luz raiar e, dessa vez, no fim do túnel. Afinal, ele ia morar com Jesus, promessa alcançada no último instante de vida.

Dá pra entender um negócio desses? Ninguém o perdoou, mas Jesus não negou o Seu perdão. Ninguém quer ser amigo de um ladrão, mas Jesus o levou para morar na Sua casa (Paraíso). Bastou que ele se arrependesse (v.40,41) e pedisse perdão (v.42).

Esse mesmo Jesus está disposto a perdoar todos quanto precisarem. Basta se arrepender e pedir-lhe uma chance. Assim, o negro túnel dará espaço a um facho de luz capaz de estampar um sorriso de “Ufa! Por um triz”.

“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lucas 19.10).

2 comentários:

  1. Parabêns por seu blog. A morte é preciso estar preparado para o momento que ela tornar realidade, pois a nossa esperança só se tornara realidade se estivermos para ela preparados.
    Acesse meu blog. www.vivendoteologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, obrigado por entrar no meu blog fico feliz com sua visita.....

    ResponderExcluir