quarta-feira, 17 de junho de 2009

A Trindade nas Escrituras - 1ª Parte


Nessa primeira parte do nosso curso, abordaremos os aspectos preliminares da Doutrina da Trindade. O tema urge da instante necessidade de combater os falsos ensinos promovidos por grupos religiosos descompromissados com a verdade bíblica (2 Ped 2.1; Mat 7.2).

Trindade ou Triunidade [do grego trias, três; do latim trinitatem, grupo de três pessoas], refere-se à doutrina bíblica segundo a qual a divindade, embora una em essência, subsiste nas Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Dicionário Teológico, Claudionor Corrêa de Andrade, CPAD, 2008).
A palavra foi usada pela primeira vez em sua forma grega por Teófilo e, na forma latina, por Tertuliano.
Os judeus religiosos recitam, até hoje, três vezes ao dia, Dt 6.4: “Ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” [grifo meu]. No original hebraico, temos: “Shema, Israel: Adonai Elohenu Adonai Echad”. A palavra traduzida para único é Echad, que significa unidade composta, diferentemente do vocábulo Yachid, que significa unidade absoluta.
Outros exemplos do emprego de Echad são encontrados em Gn 2.24; Nm 13.23; Ed 2.64; Jr 32.38. Em Gn 2.24, temos: “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á sua mulher, e serão ambos uma carne”. Esse é um exemplo bíblico de que duas personalidades podem se unir em uma única substância.
Tenho uma publicação de um grupo unitarista1 na qual está desenhado um deus de três cabeças, para zombar da crença cristã. Mas, cá para nós: algum de vocês já viu alguma dessas revistas e livros com a figura de Adão e Eva num só corpo? E com duas cabeças? No entanto, Gn 2.24 aponta os dois como sendo um.
A confissão de fé das Assembléias de Deus, citada em cada edição do Jornal Mensageiro da Paz, traz: “Cremos em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo” (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.2ª; 2 Co 13.13).
Insistem, os inimigos da Trindade, ainda, na idéia de que o termo não aparece na Bíblia e que Tertuliano a inventou. Isso não passa de ultraje e engodo. Seria o fato de dizer que Isaac Newton inventou a Lei da Gravidade? Albert Einsten criou a Lei da Relatividade? Ou apenas conseguiram provar algo que já existia?
A verdade é que, embora não apareça nas Escrituras, a palavra Trindade é ensinada em toda a Bíblia. Assim como o nome Lúcifer não aparece nas escrituras, isso não quer dizer que ele não exista.

1 Doutrina que, embasada no monoteísmo radical, rejeita a realidade bíblica da Santíssima Trindade.

Na 2ª Parte do nosso curso, estudaremos os credos da cristandade, se o Senhor Jesus assim permitir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário