quinta-feira, 18 de junho de 2009

Cego, para a Glória de Deus! (João 1.9-41)


João nos apresenta uma surpreendente passagem bíblica. O evangelista não se preocupou em dar grandes detalhes sobre a vida de um homem alcançado pela graça divina, senão o mais importante: “um homem cego de nascença” (v.1).

Importa-nos observar que, na época, já existia a crença errônea de que toda doença grave ou catástrofe é resultado de algum pecado. Isso pode ser atestado na pergunta dos discípulos: “Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?” (v. 2). No entanto, Jesus dá um golpe, sem misericórdia, na doutrina da auto-redenção: “Nem ele pecou, nem seus pais...” e explicou: “mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus” (v. 3).

Só um instante: Asafe compôs para a glória de Deus, Mirian cantou para a glória de Deus, Paulo pregou para a glória de Deus, os discípulos receberam o batismo de fogo para a glória de Deus, Pedro curou para a glória de Deus. Mas aquele homem nasceu cego para a glória de Deus!?

A resposta é Sim. A maioria está disposta a ser compositor, cantor e pregador para a glória de Deus. Mas será que estamos dispostos a não poder enxergar ou a ter que esmolar para a glória de Deus? E quanto a ser cego para a glória de Deus. Já pensou nisso?

Alguma vez você já se perguntou o porquê da dor? O objetivo do câncer que matou os sonhos, do acidente que levou embora o ente querido, do desemprego que deixou a despensa vazia, das calúnias que roubaram a auto-estima?... Se não, você não é uma pessoa comum. Aquele homem também se perguntava.

Ao receber a notícia da doença de seu amigo Lázaro, Jesus afirmou que “esta enfermidade não é para morte” e esclareceu: “mas para glória de Deus” (v. 4). Mais tarde, Estevão, o diácono da igreja, foi apedrejado para ver “a glória de Deus e Jesus”.

Vale aprender com Jesus que Deus é poderoso o suficiente para transformar em bênçãos de glória todas as adversidades que a vida seja capaz de trazer. Utilizando um método nunca antes usado e, se alguém o usasse à parte do Nazareno, também não daria certo, Jesus “cuspiu na terra, e, com a saliva, fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego” (v. 6). E disse: “Vai, lava-te no tanque de Siloé” (v. 7).

O homem cego foi e lavou-se no tanque que fica em Jerusalém, como Jesus o dissera, e “voltou vendo” (v. 7). A glória de Deus realmente foi manifestada na vida daquele; o que não pode ser diferente na sua. Lembre-se: você é o instrumento que Deus quer usar para glória do Seu nome!

A Bíblia afirma: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto” (Romanos 8.28). Ainda: “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente” (II Coríntios 4.17). A partir de agora, antes de reclamar de algum aspecto da sua vida, lembre-se que ele e você existem para a glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário