terça-feira, 23 de junho de 2009

Tente Outra Vez (Lc 5.1-7)



No referido texto bíblico, achamos um poderoso ensinamento. O professor que ministra a aula é nada menos que o rabino Jesus Cristo. Ele, como sempre, em poucas palavras e muita ação, dá uma lição da necessidade de persistir, de tentar de novo e não desistir jamais.
Havia um pescador que passara toda a noite anterior tentando. Nas suas palavras: “havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos” (v.5b). Das seis da noite às seis da manhã. E nada. Nenhum peixe sequer. Dá até pra imaginar o olhar de descontentamento ao observar os outros barcos abarrotados de peixe.
Fracassado! Incompetente! Faltaram adjetivos para Pedro se auto-qualificar. E o pior: ninguém precisou pronunciar sequer uma palavra para que ele chegasse a essas conclusões.
Jesus sabia disso e decidiu ajudar. A expressão: “faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar” (v.4b) prova a intenção de Jesus. -Mas, peraí Jesus: lançar as redes de novo!? Uf! Não teria nada melhor para dizer aqueles que já “estavam lavando as redes” (v.2d)? A resposta é “não”.
Pedro não deu o seu melhor: "porque mandas, lançarei a rede" (v.5c). Essa é a típica resposta de um incrédulo, não foi muito diferente de ter dito: -Não tô confiando muito não, mas já que o Senhor mandou...
No versículo seguinte, está registrado: “E fazendo assim” (v.6a). “Assim”, como? Obedecendo, ué. Pedro, embora não entendendo completamente o trabalhar de Deus (cf. Jo 13.7), simplesmente obedeceu (1 Sm 15.22). E essa deve ser a nossa atitude.
Dessa forma, temos a continuação do versículo: “colheram uma grande quantidade de peixes, e rompiam-se-lhes a rede” (v.6bc). Ainda: “fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique” (v.7).
A vida é cheia de desafios. O sentimento de realização ou não-realização resulta do sucesso ou fracasso na empreitada da vida. E, nessa corrida, muitos ficam pelo caminho. Eles desistem, simplesmente porque não sentem ânimo, nem têm forças para recomeçar.
Mas, a todo momento, Deus está dando uma oportunidade de fazer tudo de novo. Mesmo que o desejo seja o de lavar as redes, atracar o barco e ir correndo para casa dormir, o melhor é ouvir o que a Palavra de Deus tem a dizer:

Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas
forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem
indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma.
(Eclesiastes 9:10)

Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a
vossa obra tem uma recompensa.
(2 Crônicas 15:7)

Agora, de posse dessa palavra, você já sabe que, independentemente do que acontecer, precisamos manter-nos firmes. Sim, avançar; não recuar! A vitória está vindo. Se você parar, vai atrasar. Se voltar atrás, nunca chegará. Mas, se for com Jesus, ela chegará no tempo certo. Veja, pelos olhos da fé, que ela já vem ali... E, caso não seja agora, vale a pena tentar outra vez!

3 comentários:

  1. Precisamos muito de mensagens edificantes como essa...........

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus por esta mensagem!
    Parabéns e que Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  3. É verdade, temo que confiar em Jesus e crer quo o que Ele tem para nós é o melhor fique com Deus...........

    ResponderExcluir