sexta-feira, 8 de junho de 2012

Senhora cristã sofre abuso sexual, por tropas birmanesas, dentro da igreja

Uma senhora, pertencente a uma etnia predominantemente cristã, foi estuprada e torturada por soldados birmaneses, dentro de uma igreja, na qual ela se escondeu, quando as tropas invadiram a sua aldeia.

A mulher de 48 anos, estava escondida sozinha no edifício, na aldeia de Lucas Pi, município de Chipwi, perto da fronteira Kachin-China, no dia primeiro de maio, após a maioria dos outros moradores terem fugido.

Cerca de dez soldados birmaneses a agrediram com coronhadas, facadas e a violentaram por um período de três dias.

Após, as tropas deixaram a aldeia em quatro de maio, a senhora foi encontrada semiconsciente por alguns moradores, e foi levada ao hospital. Ela sobreviveu à provação e se reencontrou com sua família, mas ficou com profundos traumas e distúrbios mentais.

Um morador do vilarejo, que testemunhou o ataque selvagem, foi capturado pelas tropas, amarrado no complexo da igreja, agredido e esfaqueado. Ele também foi levado para o hospital e sobreviveu.

Tática de guerra

Os militares de Mianmar têm utilizado a violência sexual, como uma arma de guerra, durante toda a sua ofensiva, no estado de Kachin, que começou em junho de 2011.

O marido de uma das vítimas entrou com um processo contra os militares na Suprema Corte da capital, Naypyidaw, mas as acusações contra eles foram rejeitadas. Sumlut Roi Ji, foi estuprada várias vezes ao longo de vários dias, antes de desaparecer, em outubro do ano passado.

Lua Nay Li, da Associação Tailandesa de Mulheres Kachin (KWAT) disse: A mensagem do Supremo Tribunal é clara: “o militar birmanês pode estuprar e matar mulheres e não será punido”.

A KWAT tem documentado casos de estupro entre os Kachin durante todo o conflito.

Durante os primeiros três meses da ofensiva, 32 mulheres e meninas, em oito municípios, foram estupradas; 13 delas foram mortas. Em fevereiro, a KWAT

Fonte: Barnabas Fund

www.gloriosaesperanca.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário