sábado, 6 de março de 2010

Quer Receber? Ofereça

"Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros" (João 13:14).

Existe uma necessidade básica que se limita aos seres humanos que respiram sobre a terra. A mesma se manifesta, inevitavel e incontavelmente, no período entre a data do nosso nascimento e morte. Todos queremos receber, mas quase ninguem está disposto a oferecer.

Teremos o suficiente para nós se o liberarmos para os outros. Não ficamos mais pobres quando o gastamos, nem mais rico quando o economizamos. Essa necessidade chama-se PERDÃO.

Na noite em que foi traído, Jesus ofereceu previamente perdão aos seus discípulos. Ele bem sabia que o discípulo mais amado, apenas o veria sofrer de longe; o mais fiel, o negaria mais de uma vez; o de maior confiança - o tesoureiro - o venderia. Os outros prefeririam o esconderijo insalubre das cavernas a apoiar o Nazareno.

E Jesus? Ele aproveitaria aquela ocasião para se vingar? Mandaria um raio do céu para fulminar aquela dúzia de traidores? Usaria de sua autoridade para os maltratar. Claro que não! Jesus poderia lançar-lhes em rosto as suas ingratidões, mas ele preferiu lavar-lhes os pés (v.5). Justamente a tarefa mais desprezível, feita pelo escravo de escala mais baixa.

Para perdoar, Jesus não utilizou muita coisa: não exigiu penitência, boas obras ou purgatório (Tito 3:5). Uma bacia, um pouco d'água e a barra de sua toalha foram suficientes. Ele tirou a túnica, enrrolou-se na toalha e agachou. Aquele que formou o universo se propôs a limpar os pés de viajantes exaustos e a enxugá-los na sua própria toalha.

O perdão de Jesus não se limita ao merecimento do homem, mas estende-se à plenitude de Sua infinita misericórdia. Todos, sem excessão, usufruiram daquele gesto. Exatamente o que merecia receber gentileza, foi gentil; o que é Senhor, fez-se servo. Diante de pecadores, se apresentou como perdoador. Diante de traidores ingratos, Jesus foi generoso.

O próprio Jesus afirmou ser melhor dar do que receber (Atos 20:35). O segredo para receber o perdão de Deus é começar perdoando quantas vezes for necessário (Mateus 18:21,22; Lucas 17:4). Não façamos do outro nosso próprio instrumento de tortura. A amargura só traz sofrimento para aquele que a possui, enquanto que o perdão traz alegria (2 Corintios 2:7).

Liberemos o perdão ao próximo, se é que desejamos realmente ser perdoados por Deus (João 20:23).

www.gloriosaesperanca.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário