segunda-feira, 27 de junho de 2011

EU SOU o que Você Precisa

“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” (Filipenses 4:19)

Quando Deus, do meio da sarça que ardia em chamas mas não era consumida, chamou Moisés para liderar o movimento de libertação do seu povo, ele quis declinar:

-Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel (Êxodo 3:11)? – Resmungou mais que perguntou o patriarca judeu.

-Certamente [isto é: com certeza] Eu serei contigo (v.12) – Respondeu o Senhor para Moisés.

Ele não desiste, e pergunta (ou resmunga) pela segunda vez:

-E, quando me perguntarem o Seu nome, que direi (v.13)?

Nesse momento, perceba as entrelinhas bíblicas. Isto é, o espaço (se é que tenha) entre o versículo 13 e o próximo. Deus está estufando os peitos de ar (não confunda com o gás carbônico do arbusto em chamas). Seus pulmões se dilatam na mesma velocidade da ânsia do patriarca. Seu tronco se inclina e a cabeça vai junto. O Criador do universo tempera a garganta, meneia as cordas vocais e declara o nome pelo qual deveria ser chamado:

-EU SOU O QUE SOU, e ainda: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós (v.14).

As palavras do Senhor calaram a boca do profeta. Elas puseram fim ao ping pong de perguntas e respostas. Deus havia respondido até mesmo o que ainda não havia sido perguntado. O Todo Poderoso preveu todas as próximas dúvidas de todos os ‘Moisés’ ao redor do planeta. Quem sabe elas seriam:

-O que farei para convencer? Como reuniremos o povo? De que forma escaparemos? E os carros e cavalos de Faraó, como os venceremos? E o mar, como atravessaremos? Como sobreviveremos no deserto? O que comeremos? No deserto não existem rios, o que beber? Não existem peles de animais, como sobrebiber ao frio?

O que - Como – De que forma – E isso ou aquilo... ?

Essas são as perguntas costumamos fazer apenas quando achamos necessário (isso é sinônimo de sempre). Mas, escute o que Deus tem a dizer. Acredite na voz que emana da sarça ardente: “EU SOU O QUE SOU”!

Eu diria que “EU SOU O QUE SOU” significa: “EU SOU TUDO Aquilo Que Você Precisar Que Eu Seja”. Para os israelitas que almejavam a liberdade, ele estava dizendo “EU SOU o Libertador”. Para o Moisés medroso, ele afirmou: “Eu Sou aquele que compensa os teus medos”. Para o Moisés preocupado com a provisão, o Senhor garante: “EU SOU Suficiente”.

Jesus Cristo assegura que Ele é o mesmo Deus que falou com Moisés: “Antes que Abraão existisse, EU SOU” (João 8:58). E ainda:

Para os que andam na escuridão, EU SOU a verdadeira luz (João 1:9).

Para os réus, EU SOU o Justo Juiz (João 5:22).

Para os famintos e sedentos, EU SOU o pão e a água da vida (João 6:35).

Para os que precisam de uma chance, EU SOU a Porta da Salvação (João 10:9).

Para as ovelhas perdidas, EU SOU o Bom Pastor (João 10:14).

Para os mortos, EU SOU a Ressurreição e a Vida (João 11:25).

Para os que carecem orientação, EU SOU o Mestre e Senhor (João 13:13).

Para os que duvidam das minhas credenciais, EU SOU o Enviado de Deus (João 17:3).

E você, do que precisa? Deus torna-se. O que suprirá tuas necessidades, Ele se faz. Leia a história do povo de Israel e veja o que o Senhor fez para provar essa realidade. Se precisares, ele manda praga sobre o arraial do inimigo; abre o mar para você passar; pune os adversários; faz sair água da pedra; manda o maná diário no deserto... e, ainda, te faz conquistat a terra que ele prometeu (Hebreus 12:22).

Diante das tuas necessidades ilimitadas, existe o Deus infinito e poderoso para supri-las (Filipenses 4:19). Ele nunca deixa os seus filhos desamparados. Você não corre o risco de ficar desapontado. Deus sempre premia a sua fé. Moisés já teve a chance dele. Agora é a sua vez.

O que mesmo você deseja?

Ouça o que diz o Senhor:

‘EU SOU’ o que você precisa.


“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã,

porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo”

(Jesus em Mateus 6:34).

www.gloriosaesperanca.blogspot.com