quarta-feira, 23 de março de 2011

O Desafio: Quem Sabe a Resposta?

“Respondeu Jesus e disse-lhe: O que eu faço, não o sabes tu, agora, mas tu o saberás depois” (João 13.7).
.

Certo missionário cristão em país comunista foi perseguido por malfeitores que desejavam matá-lo. Pelo caminho difícil de mata fechada, o bando buscava alcança-lo com pedaços de paus e pedras. A todo o momento, ouviam-se os berros da turba: “- Não tem como escapar. Vamos matar você!”

.

Escorregando entre as rochas enlodadas. Escalando caminhos ladeirosos. Rasgando o corpo pelos arbustos espinhosos... O homem viu uma trilha à direita do caminho por onde fugia. Optou por seguir aquela vereda, acreditando ter chance de escapar por ela. Lá, imóvel, sentiu o medo da morte chegar nos passos que se aproximavam. Os inimigos iam chegando e a esperança quase indo embora. Foi quando o missionário fechou os olhos e orou assim:

.

- Deus, em nome de Jesus, mande dois anjos fortes guardarem a entrada desta trilha - para que não me encontrem. Amém.

.

Quando abriu os olhos, esperando seres celestiais luzindo com espadas nas mãos... viu apenas uma pequena aranha na entrada da trilha, pelo que reclamou:

.

- Senhor, pedi anjos, não um inseto!

.

Mais uma vez o homem pôs-se a orar:

.

- Deus, construa um muro de concreto para proteger-me. Seja feita a Sua vontade. Em nome de Jesus. Amém.

.

Ao abrir os olhos, ainda mais confiante, percebeu que a aranha estava tecendo rapidamente uma teia na entrada da trilha. E murmurou:

.

- Assim não, Senhor! Pedi muros imbatíveis. Não preciso de uma teia frágil. Você deve estar de brincadeira comigo!

.

- Vamos por essa trilha – sugestionou um dos malfeitores.

.

- Ninguém passou por aqui. Tem até teia de aranha. Acho melhor procurarmos por outras trilhas – respondeu outro, e foram embora.

.

...

.

“Seja feita a tua vontade” (Mateus 6.10) é a garantia de ter todas as orações atendidas. Jesus orou dessa forma (Mateus 26.42). A vontade de Deus sempre acontece. Não a nossa, mas a de Deus. Assim como o farol para a nau, e a terra firme para a embarcação. A fé na providência de Deus é o porto seguro onde o cristão deve ancorar suas petições.

.

Precisamos entender que nem sempre as coisas acontecem da forma que pedimos ou pensamos (Efésios 3.20). O molde de Deus prevalece sobre o nosso. Ele é oleiro. Nós, os vasos. Não podemos ensiná-lo. Quem dá a forma tem querer próprio. Ele está agindo agora. Ele está trabalhando por você e em você. Que belo trabalho sairá!

.

Pedir por anjos e receber insetos. Clamar por muralhas e receber teias... Isso não significa oração sem resposta. Eis o desafio: acreditar no que não se pode ver. Isto é fé (Hebreus 11.1). A linguagem divina é diferente da nossa (Isaías 55.9). Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? (1 Coríntios 2:16a).

.

Mesmo não entendendo nada agora, saberemos tudo depois (João 13.7). Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes (1 Corintios 1.27b). Nos momento mais árduos da vida, devemos orar, suplicando pela vontade divina. A providência sempre vem. Jesus a trará. E, caso o resultado não lhe pareça muito convincente, não se preocupe: os seus inimigos acreditarão.

.

Sejam confundidos e envergonhados os que buscam a minha vida; voltem atrás e envergonhem-se os que contra mim intentam o mal (Salmos 35:4).

.

www.gloriosaesperanca.blogspot.com

.

quarta-feira, 16 de março de 2011

O Significado do Tsunami

“Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima” (Lucas 21:28 ).
.

O dia 11 de março de 2011 deixou motivos para ser lembrado. Se bem que os japoneses preferem esquecê-lo. Exatamente às 14h46 daquela sexta-feira ocorreu o maior terremoto da história do Japão. Com magnitude de 8,9 numa escala que vai até 9, os tremores geraram o maior tsunami da história do país. As ondas gigantes de até dez metros varreram cidades inteiras, matando centenas de pessoas.

.
Alguém pergunta: “Por que Deus permite essas coisas”?
.
Freud e Nietzsche diriam: “Temos uma prova de que Deus não existe“!
.

Dalai Lama e Kardec gritariam juntos: “Deus não está preocupado com a humanidade”.

.

Jesus comentou o assunto: “Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima [Grifo nosso] (Lucas 21:28 ).

.

A fé e a esperança não têm dúvidas: “Jesus está voltando”!

.
O conselho é bem diferente daquele a que estamos acostumados: “espere sempre o pior”. Sinta dor de cabeça e aguarde uma forte gripe. Veja o chefe irritado e espere o aviso prévio. Ouça de uma queda na bolsa de Tóquio e acredite que você entrará na lista dos endividados. Pense... Idealize... Imagine problemas e crie outros maiores.
.
Deus afirma que o melhor está por vir. A voz do nazareno sussurra aos nossos ouvidos: Veja as calamidades mundiais e tenha confiança, pois “a mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo” (João 16:21).
.
As gerações passaram a vida perguntando o porquê das catástrofes, acidentes, doenças, mortes... Deus providenciou um profeta para cada uma delas. “Está próxima a sua hora” (Isaías 26:7). “Está perto” (Jeremias 22:23; 48:41). “A criação já sente as dores de parto” (Romanos 8:22; Gálatas 4:19). Se referindo à igreja, João disse: “E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz. (Apocalipse 12:2). As últimas palavras do Senhor no Santo Livro são a profecia contemporânea: “Certamente cedo venho” (Apocalipse 22.20).
.

O que o nascimento de um filho significa para a sua mãe, a vinda do Filho de Deus representa para os cristãos. Quando as contrações se tornarem mais intensas, alegre-se! Aproxima-se a chegada da “nova vida”. Em instantes, berros de desespero darão lugar a gritos de alegria. Você não precisa ficar para sempre correndo riscos na UTI do desconforto global. Experimente seu novo lar. Vá com Jesus para o lugar que Ele preparou (João 14:3).

.

Enjôos, inchaços, privações e ansiedade são apenas o prenúncio do melhor. Terremotos e tsunamis nos convidam a olhar para cima: “a redenção está próxima” (Lucas 21:28). Nascimento aponta para começo ou recomeço. Outra proposta melhor? O Senhor nos convida a darmos os primeiros passos na cidade indestrutível (Hebreus 12:22), recebermos novo nome (Isaías 62.2; Apocalipse 3.12), sermos conduzidos nos braços de Jesus e habitarmos para sempre com o Pai (1 Tessalonicenses 4:17).
.
O tsunami japonês é como o norte para a agulha da bússola. Como o alvo para o atirador. Como o pódio para o corredor. Ele aponta o porquê dos acontecimentos. Ele mostra que o Criador existe. Ele assegura que não existem mortes no céu. Alguém lá em cima preocupa-se conosco. A esperança gerada nos corações fiéis em breve receberá vida. O enxoval já está preparado. A casa, mobiliada. A passagem, comprada. O novo endereço nos espera.
.
Estou de mudança.
.
Será um prazer poder viajar com você.
.

www.gloriosaesperanca.blogspot.com

.