quarta-feira, 12 de maio de 2010

A Vitória Que Vence o Mundo

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé" (1 João 5:4).

Os museus guardam relíqueas; as joalherias resguardam jóias preciosas; os bancos encerram dólares em cofres blindados; e os verdadeiros cristãos precisam esconder a Palavra de Deus no cofre secreto do coração (Salmos 119:11).

Não são poucas as propostas para abrir mão das coisas que recebemos da parte de Deus. As sutilezas, o status social, a fama, o dinheiro e os prazeres que a vida oferecem, são ladrões dispostos a romper os muros da fé e a roubar aquilo que temos de mais precioso (João 10:10).

No entanto, em meio às filosofias que objetivam cauterizar as nossas mentes, temos do Senhor a orientação para proteger-nos com o "capacete da salvação" (Efésios 6:17a). Golias foi vencido por não utilizar esse instrumento de defesa (1 Samuel 17:49).

Enquanto Davi escondeu a fé em lugar seguro (Salmos 119:11), Golias a deixou descoberta; isso foi determinante para garantir a vitória daquele menino de Belém sobre o gigante filisteu. Os cristãos contemporâneos precisam entender que a fé é a garantia do triunfo e, sem ela, não se pode agradar a Deus (Hebreus 11:1,6).

Também devemos prosseguir "tomando sobretudo o escudo da fé", (Efésios 6:16a), a fim de neutralizar as investidas malignas. Protegendo a mente, pensaremos igual a Jesus (1 Coríntios 2:16). Guardando o nosso coração, estaremos pulsando em sintonia com o dEle (Provérbios 4:23). Segurando o escudo da fé num dos braços, teremos o outro livre para erguer a espada.

O escudo promove a defesa, enquanto que a "espada do Espírito, que é a palavra de Deus" (Efésios 6:17b) nos capacita a ferir o Inimigo. Esse, por não ser natural, requer combate à altura. E Deus está disposto a nos entregar as armas sobrenaturais potentes para vencê-lo (Efésios 6:10-18).

Algumas pessoas apostatam da fé por
coisa pouca. Outros "não abrem nem para um trem carregado de pólvora". Em qual dessas duas situações estamos nos achando agora? Estamos recuando para a perdição ou crendo para conservação da alma (Hebreus 10:39)? A vitória será dada através de Jesus para aqueles que resistirem atè à última trincheira (1 Coríntios 15:57).

Avancemos, assim, como verdadeiros guardiães capazes de "batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos" (Judas 1:3), lembrando-nos sempre que "ser vitorioso não é apenas ostentar uma medalha de ouro ao final da batalha; e sim, ter coragem para erguer o troféu da fé no decorrer dela". Se quer uma dica de lugar seguro para guardar esse troféu, eu sugiro a sala principal do seu coração.

www.gloriosaesperanca.blogspot.com

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Exemplo de Vencedor

"Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16:33).

Traído, abandonado, ferido, falsamente acusado, condenado, torturado e no caminho que o levaria à morte. Se um dia existiu alguém com motivos para desanimar, esse alguém foi Ele.

Ele sempre foi esforçado, visitou, deu presentes e fez amigos. Mas, num momento, pediu por socorro, mas ele não chegou. Procurou alguém e não o encontrou. Chamou por um amigo, que não veio. Então resolveu clamar aos céus, e... também... não teve resposta (Marcos 15:34).

Então, ele jogou tudo para o alto. Esculhambou os falsos amigos e enrostou-lhes suas falhas. Xingou os carrascos e prometeu-lhes vingança. Murmurou aos céus e apostatou da fé. Certo? Errado!! A maioria das pessoas tomaria atitudes preciptadas, mas ele não. Jesus foi gentil, perdoou e não abriu mão da fé.

Tendo o direito de reclamar, ele agradeceu. Sendo oferecida a oportunidade de parar, ele prosseguiu até o fim. Jesus preferiu a morte a desistir do plano que lhe havia sido traçado (Hebreus 12:2). Diante do sofrimento enfrentado pelos guetos de Jerusalém rumo à cruz, o nazareno não quis entregar os pontos.

As maiores graduações são conferidas apenas aos soldados corajosos. As medalhas de honra ao mérito, aos atletas dispostos. O troféis de vencedor, aos que sentem ânimo para seguir o exemplo do Mestre (João 13:15; Tiago 1:12; Apocalipse 2:10). O título de seguidor de Jesus, aos que vencem o mundo (João 16:33).

Antes de render-se às aflições da vida, queira lembrar que o Senhor sofreu muito mais. Não esqueça que ele percorreu caminhos mais espinhosos, levou mais pedradas, foi mais ferido e chegou a morrer. Mas não reclamou, nem desistiu (Filipenses 2:5-8).

O carpinteiro humilde ressuscitou e está assentado no mais alto posto do universo: o trono de Deus (Filipenses 2:9; Hebreus 12:2). Por isso, procuremos entender que não importa a nossa origem, nem os labores pelos quais passamos, e sim, mantermos a confiança de que, assim como Jesus foi vitorioso, ele também nos ajudará a vencer (Romanos 8:37).

Se isso é o suficiente para lhe inspirar, não vai dar outra: a vitória está garantida. Prepare os trajes de gala, o bolo e a coca-cola. Convide os parentes e amigos. Todos certamente irão apreciar a sua foto no pódio, emoldurada em dourado, e centralizada na sala da sua casa. Ah, já ia esquecendo: "Parabéns pela vitória"!

www.gloriosaesperanca.blogspot.com