quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Parai, Estai em Pé e Vede

“Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do Senhor para convosco” (II Crônicas 20:17a).


Será que o filho de Henry Ford entra em desespero quando o carro quebra? A filha de Bill Gates fica descontrolada quando o computador está travando? Ou o filho de Carlos Slim fica depressivo em não conseguir uma ligação telefônica?


E, quanto a um filho que tem o Senhor dos Exércitos por pai, acaso há motivos para temer os inimigos (Salmos 46:7; 84:1)? O mesmo Senhor que jamais empata ou perde uma única luta, é capaz de lhe transmitir garantias para que você Lhe confie plenamente suas pelejas diárias?


O rei Josafá não declinou quando teve que enfrentar uma grande multidão de exércitos usando apenas um pequeno pelotão. Diante de várias opções (desespero, descontrole e depressão) propostas, ele optou por confiar em Deus.


Ao invés de consultar técnicos, o monarca de Judá invocou ao Senhor. Podendo alimentar seus soldados com espinafre para a guerra, ele resolveu apregoar um jejum. Diante da possibilidade de se entregar ao inimigo e confirmar a derrota, Josafá preferiu render-se ao Pai (II Crônicas 20:3,4).


Deus falou para o rei que a batalha seria vencida sem armas: “Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do Senhor para convosco (II Crônicas 20:17a). Deus se propôs a agir enquanto os levitas louvassem à frente do Exército (vv.19,21).


Flechas seriam substituídas por algumas harpas, espadas por flautas. Em lugar do estampido das bombas, estrondos de tambores colocariam os moabitas contra os amonitas. Realmente os louvores foram suficientes para desbaratá-los (vv.23,24). Os inimigos se auto destruíram enquanto o povo tocava e cantava o refrão: ♪♫“Louvai o Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre”♪♫ (20:21b).


O filhos de Deus não têm nenhum motivo para temer. O rei Davi afirmou: “Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria, ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria” (Salmos 27:3). Maior é o Senhor que está com os seus (I Jo 4:4). Por isso, caso não queiramos perder as próximas batalhas, basta que confiemos e sigamos as orientações do Pai. E, por falar nisso, qual mesmo o seu grau de parentesco com Ele?


www.gloriosaesperanca.blogspot.com


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Quem Se Importa Com Você?

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” (Hebreus 4:15).


Escreva os nomes dos seus amigos mais próximos. Apenas pessoas que realmente se importam com você. Companheiros sensíveis ao seu sofrimento, que estão dispostos a ajudá-lo em seus desafios e alegrar-se em suas conquistas.

Se eu ler sua lista, quais as chances de encontrar um nome conhecido nas Nações Unidas ou em Hollywood? Posso encontrar Bill Gates ou Silvio Santos? E o presidente dos Estados Unidos ou do Brasil? Algum empresário bem-sucedido?

Você me responderá: “-Essas pessoas não me conhecem”!

Eu concordo. Caso fosse uma das personalidades citadas acima, você teria muitos amigos. Mas quem se importaria com alguém que nunca teve seu nome veiculado no New York Times ou seus pés na Calçada da Fama?

Talvez você nunca apareça ao menos na listagem dos amigos mais importantes daquele que considera seu melhor amigo.

Eu pergunto novamente: “-Quem se importaria com você”?

Eu mesmo respondo: “-Deus”!

Isso mesmo. O Criador de todas as coisas sabe: (a) quantos fios de cabelo você tem (Lucas 12:7); (b) suas obras (Apocalipse 3:8); (c) seu deitar e levantar (2 Reis 19:27); (d) seus sonhos (Jó 6:8); (e) e um milhão mais de coisas sobre você (João 21:17). Qual dúvida tens a respeito de si próprio? Ele te responde.

Não consideras extraordinário que o Ser mais poderoso do universo o conheça tão bem? Muito mais que apenas conhecer ou lembrar: ELE SE IMPORTA COM VOCÊ! Jesus deu a maior prova disso quando deixou o trono para morrer em uma cruz (João 3:16).

Sabe por quem Ele fez isso? Pelo dono do rosto que você vê no espelho; ele é o mesmo que Deus está cuidando agora. Isso não é maravilhoso? Aquele que governa o infinito encontra espaço na sua agenda para os seus problemas, desafios, dúvidas e medos (Hebreus 4:15).

O personagem mais importante da história nos considera importantes o suficiente ao ponto de desejar a nossa amizade (João 15:15). Por isso, recomendo que da próxima vez que lhe pedirem uma lista dos amigos mais íntimos, cite Ele na primeira linha.