quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Se Conselho Fosse Bom...

“E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43).

O homem condenado estava pregado na cruz e não podia sair. Qualquer sugestão que lhe trouxesse esperança seria bem-vinda... Mas ele não teria muito tempo.

Foi quando um viajante que passava por ali o aconselhou a meditar e purificar sua mente. Dessa forma, um dia alcançaria o último estágio no caminho espiritual, pelo qual receberia a suprema libertação.

“-Todo o sofrimento cessará quando atingires o nirvana”! (Garantiu o viajante)

O homem fez o melhor que pôde, porém continuava na cruz.

Foi quando ouviu alguém dizer-lhe para fazer boas obras, a fim de aperfeiçoar seu karma. Assim, os seus bons atos lhes trariam benefícios com igual impacto. E, ainda que ele morresse naquela cruz, poderia reencarnar em algo melhor. Talvez em um carrasco.

Ainda que conseguisse seguir o conselho, não era exatamente disso que precisava.

Um outro homem, em vestes compridas e aparentando idoneidade, propôs-lhe uma purificação após a morte. Para isso, bastaria encomendar e pagar por algumas cerimônias religiosas. Depois de um período indefinido, ele sairia do purgatório direto para o paraíso.

“-Fale com seus parentes e diga para eles como devem fazer. Na verdade, será muito doloroso, mas agüente firme, quando sair de lá, tudo estará resolvido”. Dou a minha palavra! (Afiançou o religioso)

Essa proposta pareceu interessante. Mas o condenado não tinha parentes, nem dinheiro... O que um ladrão poderia ter?

[...]

O ladrão da cruz estava cada vez mais descrente e sem forças... Até que um homem diferente sussurrou ao seu ouvido (Mateus 4:16; Gálatas 4:4,5). Dessa vez, não era mais um viajante ou um religioso qualquer; era o Salvador chamado JESUS CRISTO (João 4:42; 1 João 4:14) que, surpreendentemente, estava na cruz bem ao lado.

“-Queres liberdade”? (Perguntou o Salvador)

“-Quero. Mas o que devo fazer”? (Respondeu e perguntou o ladrão)

“-Nada além de crer em mim”. (Garantiu o Cristo)

“-Eu creio (Afirmou o ladrão). E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino” (Lucas 23:42).

“-Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Decretou Jesus).

O ladrão na cruz representa todas as pessoas da terra que precisam de Salvação. O homem da cruz ao lado é o mesmo que criou os céus, a terra, os mares e o próprio paraíso - o Salvador da Humanidade. Os conselhos recebidos retratam as várias teorias criadas pelos homens para se chegar à salvação.
Habitando no conforto celestial, Jesus desceu às partes mais baixas da terra para subir em uma cruz posta exatamente ao nosso lado. Tudo isso, Ele fez por saber a nossa incapacidade de salvar-nos por nossos próprios esforços (Efésios 2:9; Tito 3:5).

O que devemos fazer é apenas seguir o modelo daquele ladrão: reconhecer essa realidade e suplicar ao meigo Salvador que, sem "rodeios", prontamente nos atenderá. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
A propósito, qual conselho você seguirá?


www.gloriosaesperanca.blogspot.com

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Tirai a Pedra

“Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo” Hebreus 10:9


“Conformismo” é uma das piores doenças da presente era. Ataca o sistema da motivação, infecciona a felicidade, paralisa as funções da fé e bloqueia as grandes realizações. Seus principais sintomas são: indisposição, descrença, tristeza e fracasso. Não sendo tratada a tempo, pode levar o paciente à morte.

Atentemos para o que diz o Manual Médico: “E não vos conformeis com este mundo” (Romanos 12:2a). Em outras palavras: - Cuidado com o “conformismo”!! Na seqüência, temos o motivo: “para que experimenteis qual {seja} a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (12:2c).

Certo dia um rapaz orou para que Deus não permitisse que as enchentes levassem embora o casebre no qual morava. No inverno seguinte, as primeiras chuvas puseram o barraco abaixo. O moço reclamou com Deus, crendo não ter sido ouvido em suas orações.

Algum tempo se passou, e o mesmo rapaz conseguiu construir uma casa bela e confortável no mesmo local da antiga. Após concluir o serviço, Deus falou ao seu coração: “-Você havia se conformado com o barraco. Eu sonhei pra você uma casa. Como poderia construir uma casa onde há um barraco”?

Para Moisés tornar-se o maior líder reconhecido pelos judeus, foi necessário abrir mão do palácio do rei (Hebreus 11:24). Para José governar o Egito, teve que perder seu emprego de office-boy (Gênesis 41:40). Para Lázaro ressuscitar, Jesus mandou tirar a pedra (João 11:39). Para Deus te abençoar, talvez ele remova o conforto, o emprego, a saúde, a “alma-gêmea”, o orgulho, a vaidade, ou outra coisa que você ama.

O evangelho consiste em renúncia (Lucas 9:23). Deixar o pecado e receber santidade. Deixar a escravidão e ganhar liberdade. Deixar o mundo e receber o céu. Trocar a morte pela vida. Perder o “barraco” para que “a glória da última casa seja maior do que a da primeira” (Ageu 2:9).

Deus tem as suas próprias aspirações. Lutar contra o desejo de Deus é brigar contra a nossa própria felicidade. Vivemos apegados a coisas que consideramos importantes ou a um passado que nos entristece, mas Deus conhece o futuro. Ele sabe o que é melhor para nós.

Se você perdeu algo que considera relevante, não se desespere. Fique na vontade de Deus, porque certamente o melhor está por vir. E não esqueça: “-Se as águas levaram embora as coisas que amas, Deus pode trazer aquelas que você amará”.

O conformismo mata realizações. Não seja mais uma vítima. Deus o ama do jeito que você é, mas se recusa a deixá-lo como está. Não se conforme! Faça sua parte! Se vale uma sugestão, que tal começar tirando a pedra?




quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Um Gesto de Amor

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

Uma vez li que um gesto vale mais que mil palavras. Não havia compreendido muito bem essa expressão até que lembrei da cruz. Foi quando entendi que o Senhor, através dela, quis mostrar o quanto somos queridos por Ele.

Pessoas falam enganosamente, forçam sorrisos e disfarçam sentimentos. Outras têm facilidade em chorar sem que haja um só motivo. Impera uma "espécie" de amor fingido (Romanos 12:9). A verdade é que o mundo está cheio de atores, mas vazio do verdadeiro amor (Mateus 24:12).

No entanto, por mais ilustres atores que sejam, são incapazes de disfarçar uma mão fria ou um coração disparado. Nenhum ator de Holywood entregaria sua própria vida pra demonstrar amor por você. Está escrito que "ninguém tem maior amor do que este, de dar a alguém sua vida pelos seus amigos" (João 15:13).

Jesus fez diferente: enquanto todos apenas juravam fazer, ele fez. Enquanto muitos juravam amor, ele o provou (Romanos 5:8). Quando alguns apenas garantiam dar a própria vida por lhe amar, Ele morreu por ti (Cantares 8:6).
Quando perguntaram a Jesus o tamanho do Seu amor por você, Ele abriu os braços o máximo que pôde. Na realidade, a vontade dEle naquele momento era ter braços grandes o suficiente para dar algumas voltas ao redor do planeta. Não é por acaso que a Bíblia classifica o Seu amor como aquele que excede todo o entendimento (Efésios 3:19)

Assim, para que você nunca mais esquecesse o quanto é amado, Ele deixou-se ficar pregado naquela cruz de braços abertos. A partir de agora, toda vez que duvidar do quanto é amado, olhe para cruz e lembrará do gesto que Ele foi capaz de fazer só para provar o quanto te ama.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O Dia Depois de Amanhã



"Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram" (Marcos 16:6).


Diz um provérbio popular que nenhum infortúnio vem só. Na caminhada cristã, sempre estamos passando por fazes delicadas, nas quais uma série de pesadelos tentam roubar a nossa alegria de viver. E nem é necessário dormir, para ter tais pesadelos... “Falei dormir? Quem consegue dormir quando o dia mal chega?”

Para Jesus, o Dia Mau aconteceu numa sexta-feira. Traído pelo amigo que mais confiava: o tesoureiro do Seu Ministério; negado três vezes pelo discípulo mais fiel: o temperamental Pedro. O Cristo foi dilacerado pelos chicotes romanos, trocado por um homicida e sentenciado à morte pela multidão que o havia elogiado há alguns dias.

Em meio a toda essa turbulência, parece até que estou ouvindo um transeunte dizer: “-Calma, Mestre. É apenas sexta-feira”.

O drama continua com a coroa de espinhos, com as cuspidas em seu rosto e com a cruz. Uma estrada, vários soldados, uma incontável multidão... O Messias procurou um conhecido para pedir socorro, e encontrou muitos rostos. Mas quantos deles estavam dispostos a ajudá-lo? Se não fosse Simão, um estranho de Cirene que, por acaso, estava passando por ali, a resposta seria “nenhum”.

Instantes se passaram, e ouço outra vez o desconhecido dizer: “-Entenda que é sexta-feira, Senhor”.

Prego nas mãos e prego nos pés: Jesus agoniza, enquanto a multidão zomba (Marcos 15:29-32). Se angustia, enquanto os ladrões lhe lançam as mesmas coisas em rosto (Mateus 27:44). O Cristo sofre enquanto a maioria ri. Ele é espetáculo enquanto os outros se divertem...

Outra vez, ouço: “Lembre-se que ainda é sexta”.

O Mestre sentiu solidão, bradou e expirou (Marcos 15:37). Jesus morreu. Aparentemente tudo acabou na sexta-feira. O sol escureceu, os montes se abriram ao meio, a natureza protestou (Mateus 27:52,53). Não se ouviram pássaros, nem crianças brincando ou idosos sorrindo.



Só quem bradou foi o inferno. Os demônios batiam nos peitos, enquanto Satanás se entronizava. Tudo parecia perdido. Isso mesmo: "Apenas parecia", pois ouvi o desconhecido assegurar aos cristãos: "-A sexta-feira está acabando"!



Mas o quadro mudou no domingo pela manhã (Marcos 16:2). A voz do anjo ancheu de alento os corações das Marias: "-Já ressuscitou, não está aqui (Marcos 16:6)". O inferno recuou, o sol voltou a brilhar, os pássaros a cantar, as crianças a brincarem e os idosos a sorrirem. A ressurreição de Jesus enche de esperanças os primitivos cristãos e a nós (1 Pe 1:3).



E a voz desconhecida, uma vez mais, falou: "-Eu avisei que no domingo tudo mudaria"!



Eu não sei nada sobre você, mas posso afirmar: se no calendário de Deus para sua vida está marcando quinta... é sinal de que uma sexta-feira está chegando. Se for sábado, é prova de que o dia mal está passando. Porém, se for sexta-feira, paciência, companheiro: "a bênção está chegando". Duvidas? Vou provar: Agüenta firme só mais um dia... o domingo já é depois de amanhã.