segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Escolhido Para Vencer

Apresente-me um motivo para descrer na vitória. Caso consiga, lhe mostrarei mil razões para confiar. Mas, não sendo o suficiente, lembrarei para você a história de Davi.

Durante sua trajetória, o menino ruivo de Belém foi desafiado por diversos gigantes. Um desses foi o “desprezo”: não havia nada mais humilhante que pastorear animais longe de casa (1ª Samuel 16:11). O outro: “indiferença”: foi muito doloroso não ser lembrado pelos seus familiares (16:1-13). O outro: “injúrias”: Golias as fez impiedosamente (17:42-44).

E, na lista interminável de gigantes, o mais feroz chamou-se “inveja”. Mas quem teria inveja de alguém que foi desprezado, renegado e injuriado, a menos que esse quadro tivesse mudado? Aqui existe algo que desejo compartilhar com você: A história de Davi começou a mudar quando Deus passou a abençoá-lo; e isso suscitou inveja em alguém.

Já percebeu que na prova, quase ninguém lembra de você; mas, na bênção, sempre tem alguém querendo “queimá-lo” ou "abafá-lo". Qual a explicação? Foi exatamente a inveja que fez o monarca de Israel mover seus exércitos para matar a Davi.

Ao saber da ira de seu pai Saul para com Davi, seu amigo, Jônatas pediu-lhe um juramento:

“Se eu, então, ainda viver, porventura, não usarás para comigo da bondade do SENHOR, para que não morra? Nem tampouco cortarás jamais da minha casa a tua bondade; nem ainda quando o SENHOR desarraigar da terra todos os inimigos de Davi” (1ª Samuel 20:14,15 ARA).

Observe que Jônatas, e não Davi, é quem diz “se eu ainda viver”. E ainda: “não cortarás jamais da minha casa a tua bondade”. Mas quem estava jurado de morte era Davi! Parece ilógico o filho do rei fazer um pedido desses a alguém que teoricamente estava prestes a morrer.

No entanto, uma coisa que Jônatas sabia, Davi compreendeu e nós temos que aprender é que “o SENHOR vela pela sua Palavra para a cumprir” (Jeremias 1:12). Davi, assim como nós, possuía inúmeras promessas da parte de Deus. Não seria a maldade de Saul que poria um fim à trajetória vitoriosa do escolhido de Deus (Salmo 89:3).

Todos que mencionei anteriormente morreram em combate. Pergunte-me quem ficou vivo, e eu lhe respondo que justamente aquele que teve a cabeça posta a prêmio: “DAVI”. Isso mesmo: Ele tornou-se rei de Israel, foi próspero, entrou na genealogia de Jesus e só morreu quando o Senhor quis. Glória a Deus!!

Aquele que era “segundo o coração de Deus” (Atos 13:22) teve inúmeras razões para escrever:

“É ele que dá a vitória aos reis e que livra a Davi, seu servo, da espada maligna”
(Salmo 144:10).

“Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nele confiaria” (Salmo 27:3).

www.gloriosaesperanca.blogspot.com

sábado, 15 de agosto de 2009

Escolha Para Eternidade

Os dias que antecedem a vinda do Messias apresentam um cenário desolador. Pai contra filho, filho contra pai, terremotos, maremotos, guerras, rumores, fome, doenças e violência em geral, são sinais que apontam o fim dos tempos. O próprio Jesus nos advertiu acerca dessa triste realidade (Mt 24:6,7).


Assistir telejornais é torturante, a cada dia surgem modalidades novas de crimes. Os delitos graves são facilmente superados por outros ainda piores. Os governantes agem desonestamente, a justiça não funciona e nos sentimos inseguros. Nesse sentido, não há escolha!


Não devemos esperar que as coisas melhorem por aqui, nem pôr nossas esperanças apenas nesta vida (1ª Co 15:19), onde tudo acaba (Mt 6:19). Mas “na nossa cidade que está nos céus” (Hb 11:13-16; 12:22), que é, sem sombra de dúvida, “uma pátria muito melhor”(Fp 3:20).


O próprio Jesus nos garantiu: “E, quando Eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, para que, onde eu estiver, estejais vós também” (Jo 14:3). Paulo viu esta cidade, e garante que o conforto lá existente “ninguém jamais viu, ouviu ou imaginou” (1ª Co 2:9).


Não haverá caos. Morte? Também não. Cemitérios, remédios ou polícia não encontrarás naquele lugar. Não haverá noite, nem falta luz, porque a central energética de abastecimento se chama Jesus, a luz do mundo (Jo 1:9; 9:5).


Lá será o nosso novo endereço, caso sejamos fiéis a Deus e à sua Palavra (Ap 2:10c). Muitas coisas fogem da nossa capacidade de escolha. Você não pode escolher mudar de planeta, a fim de passar o restante dos seus dias; mas pode optar pela cidade preparada por Jesus, onde passará toda a eternidade. Se eu fosse você, procuraria acertar nessa escolha!


www. gloriosaesperanca.blogspot.com

domingo, 9 de agosto de 2009

Pode Falar Com Ele

Quanto tempo você levaria para conseguir uma conversa com o Presidente? Um mês, semanas, alguns dias... Mesmo tratando-se de "assuntos importantíssimos para a nação" (seus problemas), não seria tão fácil essa audiência.

Nas mãos, você tem uma relação dos assuntos a serem discutidos: suas decepções amorosas, dificuldades financeiras, a traição do colega de trabalho e outras quinhentas coisas. E ainda você não escreveu todas os problemas, pois temia que ele não tivesse paciência de escutar todas as suas reivindicações.

"-Mande um e-mail!" (grita alguém). "-Ligue para o Disk-Presidente!! Se tiver sorte, pode falar até com a secretária pessoal dele" (assevera outro). Se ao menos você fosse "alguém importante": um político famoso, um artista, um prêmio Nobel da Paz...

A sua causa é urgentíssima. Você não pode esperar.

Falar com as autoridades da terra exige burocracia, agendas e protocolos. Mas falar com o Senhor do universo não é tão difícil assim. Está escrito no livro dos Hebreus: "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus" (10:19).

Antes da morte de Cristo, apenas o Sumo Sacerdote podia, uma vez por ano, na presença de Deus (Êxodo 30:10; Hebreus 9.7). O povo ficava do lado de fora (Lucas 1:10), enquanto a Shekinah divina descia sobre a Arca da Aliança. Uma cortina muito espessa impedia que a glória ali manifesta atingisse as pessoas comuns.

Mas a situação mudou. Jesus morreu e, com isso, o véu da separação foi rasgado (Marcos 15:38). Hoje, todos nós que recebemos a Jesus Cristo como Senhor, temos o livre acesso à presença de Deus (Hebreus 10:19). Onde você estiver, pode dobrar os joelhos e conversar com o Ser maior do universo: Ele o ouvirá (Isaías 59:1), porque Ele se importa com você (Hebreus 4:15).

Ah, quase esquecia: não precisa marcar horário, nem esperar. Duvida? Por que você não faz um teste agora?!

www.gloriosaesperanca.blogspot.com

sábado, 8 de agosto de 2009

Sem Deus, Nada Somos

Fama, riqueza e poder talvez sejam os itens mais desejados hoje. E não é invenção do pós-modernismo atual, e sim algo mais antigo que a própria humanidade.

Havia um ser criado por Deus, e posto como chefe de todos os anjos do céu. Por sua elevadíssima posição, ficou conhecido como Querubim Ungido (Ezequiel 28.14). Todos os anjos prestavam continência diante da sua beleza, talento e status.

As coisas corriam bem, até o dia em que... aconteceu a maior catástrofe interplanetária. Mesmo parecendo muito inteligente, ele achou que poderia ser semelhante a Deus. O orgulhoso achou que seria bem-sucedido por méritos próprios, à parte de Deus. Daí vem o seu novo nome, pelo qual o conhecemos: Lúcifer, que significa: "quem é semelhante a Deus?" (Isaías 46.5).

Sendo ainda mais ousado, quis instaurar o seu trono acima do Criador (Isaías 14.13). O resultado foi terrível, pois o Senhor não divide a sua glória com ninguém (Isaías 42.8). O reino, o poder e a glória são de Deus para sempre (Mateus 6.13)

Lúcifer foi lançado do alto na terra; e com ele um a cada três anjos rebeldes, foram transformados em demônios, que estão a atormentar toda a terra (Jó 1.7). Em breve Jesus virá para lançar toda essa raça perversa no lago que arde com fogo e enxofre (Apocalipse 20.10).

O que Satanás não havia compreendido é ele era apenas uma bandeira. Assim como o verde. amarelo, azul e branco representam o Brasil, Lúcifer era apenas uma representante de Deus. A glória que havia nele, não era exatamente dele, e sim do seu Criador (Salmos 19.1).

NInguém, jamais, em sã consciência, cortaria um pedaço amarelo da nossa bandeira a fim de vender para o ourives. Embora o represente, continuará sendo pano amarelo, e não ouro. Temos, também que entender que, embora tenhamos beleza, talentos, fama, riqueza ou algum poder, continuaremos criaturas, apenas refletindo a glória de Deus (João 19.11).

Somos alguma coisa enquanto Deus estiver em nós (João 15.4). Enquanto o Espírito Santo estiver sobre nossas vidas, seremos bem-sucedidos. Porém, longe dEle, nos tornaremos em criaturas horripilantes destinadas a um futuro ainda pior. Devemos entender que sem Deus, nada somos.

www.gloriosaesperanca.blogspot.com

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O Diamante

Pensemos numa pedra bruta de diamante. Embora exista relativa beleza e preciosidade na mesma, ainda não está pronta e carece de melhoramento. Se fazendo necessário, para tanto, a LAPIDAÇÃO. Essa técnica visa modelar o material a fim de transformá-lo em outro bem mais precioso.

Com as pessoas, é mais ou menos assim. A Bíblia afirma que os seres humanos "fizeram os seus corações como pedra de diamante" (Zacarias 7.12a). À medida que endurecem os seus corações para Deus, tendem a experimentar, inevitavelmente, diversos tipos de mazelas capazes de ofuscar o seu lado belo.

O Senhor prometeu "tirar da nossa carne o coração de pedra, e nos dar um coração de carne (Ezequiel 36.26b). Quando aceitamos a Cristo, somos submetidos a esta lapidação, por meio da qual recebemos vida (1ª Pedro 2.4).

Impensadamente, esperamos que as pessoas já estejam prontas. Queremos um cônjuge pronto, um amigo modelo, um filho perfeito, mas não deve ser assim sem que antes haja a transformação (2ª Corintios 3.18). Almejamos. muitas vezes, os fins sem os meios, mas
SÓ A PALAVRA DE DEUS É CAPAZ DE TRANSFORMAR!

Quando permitimos que o Evangelho entre em nossas vidas, os resultados serão sempre positivos. Geralmente uma jóia belíssima resulta daquele que se submete à lapidação divina. Utilizemos, pois, dessa maravilhosa técnica, para melhorar as pessoas, a começar de nós mesmos.

www.gloriosaesperanca.blogspot.com

sábado, 1 de agosto de 2009

É de Graça, confira!

As melhores coisas costumam serem mais caras. No shopping, o valor de cada produto aumenta quanto maior for a sua utilidade. Acontece assim com quase tudo... menos com a SALVAÇÃO. A melhor coisa que existe é de GRAÇA (Efésios 2.8).

Não precisa pagar exatamente nada por ela.
Não são necessárias as penitências, obras de caridade, ou sacrifícios vãos (Efésios 2.9). Praticamos boas obras quando somos salvos, e não para sermos salvos. A salvação independe de artifícios humanos.

Sou economista e garanto que ninguém pode ser capaz de calcular o valor de uma alma. Assim, todos os recursos do mundo, somados, são insuficientes para comprar a salvação para uma única alma.

Somente o sacrifício de um Justo tornaria essa compra possível (Hebreus 10.12).
Foi então que Jesus - o único Justo - resolveu morrer, para que, com o seu sangue, pudesse pagar o preço necessário pela salvação de TODOS os homens (1ª Corintios 6.20). Ele o fez sem querer nada em troca, a não ser a sua felicidade eterna.

Dessa forma, cabe a nós CRER nesse presente de Deus e aceitar a JESUS para poder recebê-lo (Atos 16.31).

Em Jesus, e somente nEle, encontra-se a salvação (Atos 4.12).
Você talvez não tenha condições de comprar a Casa dos seus sonhos. Mas o que era mais caro e útil pra você, Jesus pagou: sua salvação. Ah! Tem outra coisa: Ele pagou por uma Cidade e uma Mansão para você passar a eternidade nela (Apocalipse 21.18,21; João 14.2). Eu quero ser seu vizinho lá!

www.gloriosaesperanca.blogspot.com